segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Aniversário do ingresso da mulher Militar na Marinha do Brasil

No dia 07 de Julho de 1980,Segundo palavras do Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto que as mulheres ingressaram, por meio da Marinha do Brasil, na profissão militar, permitindo que concorressem, em igualdade de condições com os homens, aos cursos e promoções de suas respectivas carreiras. A cerimônia feita no Rio de Janeiro(RJ)  com o tradicional corte de bolo pelo Comandante da Marinha e pelas militares mais antigas dos círculos hierárquicos de oficiais e praças.


Em Salvador (BA), o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou, também no dia 07 de julho, a cerimônia alusiva à data. O evento, que ocorreu no Hospital Naval de Salvador, com a participação de militares do sexo feminino que servem nas Organizações Militares dessa área, foi presidido pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral.Na solenidade, ocorreu a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha. Em seguida, a esposa do Comandante do 2º Distrito Naval, Maria Cristina Veloso Mamede Amaral, e a esposa do diretor do HNSa, Patrícia Calônio Passos, homenagearam, com flores, a oficial e a praça mais antiga presente.


Em Natal (RN), O 31° aniversário de ingresso da mulher militar na Marinha do Brasil foi celebrado com uma cerimônia realizada na Base Naval de Natal, no dia 06 de julho. A solenidade contou com a presença da Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline; do Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Deputado Ricardo Motta; de autoridades civis e militares; e de segmentos da sociedade civil potiguar.

O evento, presidido pelo Comandante do 3° Distrito Naval, Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho, constou da leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, alusiva à data, onde foi destacado que a presença das mulheres, desempenhando, de maneira impecável, atribuições em comissões distintas como no Haiti, na Antártica e a bordo dos “Navios da Esperança” na Amazônia e no Pantanal, é a prova de que a Marinha valoriza e reconhece a importância dessa capaz e competente colaboração.

 .O Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta, destacou o histórico das mulheres do Estado. “Fico feliz em participar da comemoração dos 31 anos de participação das mulheres na Marinha, especialmente porque no Rio Grande do Norte a história das mulheres tem um toque especial. Foi aqui que tivemos a primeira eleitora, a primeira prefeita e a primeira Deputada Estadual do Brasil. A Assembleia
Legislativa vem dar o seu reconhecimento às mulheres”, afirmou.
A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa composta pela Guarda de Honra e pelo Destacamento Feminino, com 120 militares.

Site: http://www.lememilitar.com


Loja: http://www.lememilitar.com/loja


Twitter: @lememilitar


Facebook: http://migre.me/5ibpZ

Nenhum comentário: